quarta-feira, maio 23, 2007

Há 30 anos atrás, numa galáxia muito distante...


Temos 30 anos desde que Star Wars - Episode 4 : A New Hope entrou em cartaz nos cinemas gringos. Muito tempo, não é mesmo? George Lucas não tinha idéia de que a sua história iria chegar a ser o que é hoje. Uma verdadeira religião.
Não existe nada que se compare ao poder de Star Wars, dentro e fora das telas. Ela foi a base de toda uma geração, da mesma forma que os últimos filmes serviram para tentar "balancear" a força entre as pessoas mais novas. Na minha opinião, obteve certo sucesso, mas nada comparavel ao que aconteceu no fim da decada de 70.
Naquela época, os efeitos especiais eram novidade. As pessoas se surpreendiam com o Millenium Falcon e sua viagem pelo hiper-espaço. Sentiam medo do Darth Vader. Aprenderam a amar um heroi, uma donzela nada indefesa e um mercenário ( que sem dúvida, é a maior fonte do personagem Tom Sawyer na série LOST ). A primeira parte da saga cativou o público e marcou um lugar na escadinha da fama.
Anos depois foi a vez do melhor filme da série : O Império Contra-Ataca. Nenhum filme foi capaz de superar a intensidade dessa parte da história. Do inicio do filme, na gélida Hoth, passando pela busca pelo mestre Yoda e chegando no derraideiro final, onde Darth Vader choca a todos ao revelar ser pai de Luke, O Império Contra-Ataca é o meu favorito.
O Retorno de Jedi foi o filme que colocou a princesa Léia no imaginário masculino. Ao ser feita de escrava por Hurley, the hutt... ups... Jabba, the Hutt, Léia virou a fantasia mais comum dos homens dos anos 80 e eu sou um dos que tem essa fantasia ( tomara que a minha namorada leia isso um dia ). A batalha final entre pai e filho, mostrou quem era o verdadeiro heroi da história que George Lucas criou. Anakin Skywalker não passou de uma vitima de seus próprios desejos e ambições, se perdeu nos imensos poderes que possuía.
Um longo hiato aconteceu, desde a estreia de o Retorno de Jedi até A Ameaça Fantasma, que foi seguido por O Ataque dos Clones e encerrado com A Vingança do Sith. Mas isso é assunto para uma próxima mensagem... E por uma outra pessoa, né, Monkey?

ps : a imagem é relacionada à nova série animada que deve estrear no ano que vem. Para quem não sabe, a série vai tratar sobre os eventos que aconteceram durante as guerras clônicas ( entre o episódio 2 e 3 ) e não sera focada unicamente nos personagens que já conhecemos.

Marcadores: , , ,